quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sátiro


Sátiro

Sátiro (em gregoΣάτυρος — Sátyros), na mitologia grega, era a entidade da natureza com o corpo metade humano e metade de bodes. Equivale ao fauno da mitologia romana.

História

Normalmente eram-lhes consagrados o pinho e a oliveira e apesar de serem divinos, não eram imortais.

Mosaico de um sátiro, encontrada em uma vila em Genazzano. Período antonino 138-192 d.C
Na mitologia dos povos gregos, os sátiros (em grego, Σάτυροι, Sátyroi, talvez relacionado ao grego sathê, "pênis") são divindades menores da natureza com o aspecto de homens com cauda e orelhas de asno ou cabrito, pequenos chifres na testa, narizes achatados, lábios grossos, barbas longas e órgãos sexuais de dimensões bem acima da média - muito freqüentemente mostrados em estado de ereção.
Viviam nos campos e bosques e tinham freqüentes relações sexuais com as ninfas (principalmente as Mênades, que a eles se juntavam no cortejo de Dioníso), além de copularem com mulheres e rapazes humanos, cabras e ovelhas.


Sátiros na cultura popular

  • No jogo Mortal Kombat: ArmageddonMotaro e toda sua raça de Centauros foram atingidos por uma antiga maldição Shokan, que os reduziu a sátiros bípedes (muito embora eles sejam referidos oficialmente como minotauros ao invés de sátiros verdadeiros).
  • O jogo DOOM e sua sequência Doom II: Hell on Earth apresentam como personagens inimigos duas criaturas demoníacas chamadas Cavaleiro do Inferno (Hell Knight) e Barão do Inferno (Hell Baron), ambos são sátiros musculosos cujas mãos envoltas em ectoplasma verde atiram poderosas bolas de energia ou retalham outros seres com suas garras enormes.
  • A série de jogos Diablo exibe sátiros (sob o nome de Goatmen - "Homens-Bode") como poderosos inimigos mano-a-mano, retratados como aberrações infernais que misturam características humanas com bode, possivelmente inspirados na figura mítica de Baphomet.
  • No jogo God of War, os sátiros aparecem como criaturas demoníacas muito velozes, comedores de carne humana, híbridos de humano com bode, que carregam uma lança que pode ser partida ao meio para transformar-se em duas espadas gêmeas.
  • No jogo Age of Mythology, os sátiros são unidades que atiram lanças.
  • Na Saga Percy Jackson e os Olimpianos, o personagem Grover é um sátiro que está à procura do deus .
  • No livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa da série As Crônicas de Nárnia, o personagem Sr. Tummus é um sátiro (sob o nome de fauno).
  • No filme Hércules da Disney, o treinador do herói (Filoctetes) é um sátiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário