sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lobisomen ou Licantropo (criatura)


Lobisomen ou Licantropo (criatura)



Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem se transforma em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à  forma humana após o amanhecer  .
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, e Zeus a este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Um dos personagens mais famosos foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.


O Licantropo (Lobisomem) dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

8 comentários:

  1. Vou apresentar um seminário sobre esse assunto no mestrado. Falarei de contos populares , com foco no contexto folclórico. Seu blog ajudou bastante mostrando a trajetória da lenda do lobisomem . Um conto para ser popular deve ser global . Acho que essa é uma das principais características desta lenda !

    ResponderExcluir