sábado, 15 de outubro de 2011

Bennu a Fenix Egípcia (criatura)


Bennu a Fenix Egípcia (criatura)



Segundo um mito egípcio, uma gansa, conhecida como a "Grande Grasnadora", põe o primeiro ovo, do qual saiu o Benu (o facto de uma gansa colocar um ovo de garça é uma mera confusão dos antigos Egípcios).
Os antigos Gregos identificaram este animal com a fénix. Segundo Heródoto o Benu surgia apenas cada quinhentos anos, trazendo o corpo do pai falecido. De acordo com o autor grego, a ave criava um fogueira na qual perecia e a partir da qual surgia uma nove ave. Esta história não tem contudo qualquer relação com a mitologia egípcia
Aparência:
Nas representações artísticas, o Benu tinha sobre a cabeça a coroa branca do Alto Egito acompanhada por duas plumas altas, formando a coroa atef.
O pássaro Benu foi um grande pássaro imaginário se assemelha a uma garça. O pássaro pode ser modelado na garça cinzenta (Ardea cinera) ou o maior Goliath Heron (Ardea goliath) que vive no litoral do Mar Vermelho. Arqueólogos descobriram os restos de uma garça muito maior do que viveu na região do Golfo Pérsico 5.000 anos atrás. Existe alguma especulação que esta ave pode ter sido visto por turistas egípcios e provocou a lenda de uma garça muito grande visto uma vez a cada 500 anos no Egito.
Tinha um dois longas penas na crista de sua cabeça e muitas vezes foi coroado com a coroa de Osíris Atef (a coroa branca com duas plumas de avestruz de cada lado) ou com o disco do sol.

Um comentário:

  1. Cara, se vc continuar com essas postagens, acredite vc vai fikar rico, kkkk'

    ResponderExcluir