sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Creso


Creso

Creso foi o último rei da Lídia, da Dinastia Mermnada, (560546 a.C.), filho e sucessor de Aliates que morreu em 560 a.C.. Submeteu as principais cidades da Anatólia (salvo a cidade de Mileto).
No entanto perante o inquietante avanço do rei Ciro II da Pérsia, Creso enviou um mensageiro ao oráculo de Delfos que lhe respondeu que se conduzisse um exército para este e cruzasse o rio Hális, destruiria um grande império. Tentado pelo que disse o Oráculo, Creso organizou uma aliança com Nabonidus da BabilóniaAmasis II do Egito e a cidade grega de Esparta e partiu para a guerra, no entanto a guerra não correu como esperado, sem esforço foi vencido pelas forças de Ciro na batalha do rio Hális, Timbra em 547 a.C. e feito prisioneiro em Sardes.
Desta forma se completou o vaticinado pelo oráculo, mas pela destruição do império lídio. Depois de perdida a guerra, Creso refugiou-se na sua capital, Sardes, onde no ano seguinte, em 546 a.C. seria capturado e deposto por Ciro.
Ciro no entanto foi condescendente, concedendo-lhe honras e a oportunidade de viver na corte persa. Creso fora famoso pela sua riqueza, a qual foi atribuída à exploração das areias auríferas do Pactolo, rio afluente do Hermo onde, segundo a lenda, se banhara o Rei Midas (que transformava em ouro tudo o que tocava).Mandou construir o Templo de Artemis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário