sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dario


Dario I da Pérsia

Dario I, cognominado o Grande, (em persa antigo: 𐎭𐎠𐎼𐎹𐎺𐎢𐏁, transl. Darayavahush, "que possui a bondade"), era filho deHistaspes.. Seu nome em persa moderno é داریوش (Dóriush) e em hebraico דַּרְיָוֶשׁ (Daryawesh); já em grego antigo as fontes chamam-no Δαρεῖος (Dareios) e os indianos chamavam-no de दरायु (Darāyu) em sânscrito. Foi rei da Pérsia desde meados de 521 a.C. a 486 a.C., e subiu ao trono com um golpe de estado que afastou o usurpador Smerdis. Todavia, o historiador grego Heródoto explica que a ascensão de Dario ao trono se deu por meio de uma espécie de sortilégio entre os líderes do golpe: antes do amanhecer, cavalgariam, todos juntos, pela planície, em direção ao nascente, e se o cavalo de algum deles se empinasse e relinchasse no instante em que o sol despontasse no horizonte, isto seria um sinal divino indicando quem deveria ser o imperador. Empinou-se, e relinchou, para o sol nascente, o cavalo de Dario.
Nos séculos VI e V a.C., os persas dominavam a Anatólia, a Síria, a Palestina, o Egito, a Armênia e a Mesopotâmia, além do próprio planalto do Irã. Dario I, senhor desse grande império, deu ênfase à defesa para consolidar suas fronteiras e para isso incrementou os efetivos de arqueiros. Criou também uma organização com divisões de dez mil homens, distribuídos em dez batalhões, cada um deles com dez companhias. Dividiu o Império Persa em províncias e nomeou administradores de sua confiança. No Império, as comunicações, o comércio e o deslocamento de tropas eram facilitados por grandes estradas.
Com o exército assim organizado, lutou contra os citas, vasta nação nômade que se dispersava da foz do Danúbio e das regiões ao norte dos mares Negro e Cáspio até o planalto do Pamir; subjugou a Trácia e a Macedónia; e expandiu os limites do Império, em direção ao leste, até o rio Indo. Foi na época de Dario que o reinado Aquemênida alcançou seu apogeu, tanto em extensão territorial quanto em poder político.
Dario e seu filho e sucessor, Xerxes I, sofreram, contudo, sucessivas derrotas ao tentarem dominar a Grécia. Em 492 a.C. foi enviada uma expedição, comandada pelo general Mardónio, para controlar uma rebelião nas cidades gregas da costa da Ásia Menor e, em seguida, conquistar a Grécia, mas apesar das vitórias na Ásia, o exército persa seria derrotado em território europeu, na batalha deMaratona.
Dario foi sucedido por seu filho Xerxes (Khashayar) (485-465 a.C.). No reinado de Xerxes é que última grande campanha militar contra osGregos foi empreendida, tendo como resultado a derrota final dos persas na Batalha de Platéias e na batalha naval deSalamina (480 a.C.). Essas derrotas impostas pelos gregos, somadas à crise da autoridade persa na Ásia Menor, às revoltas dos povos dominados e às disputas pelo poder, enfraqueceram o Império Persa, que acabaria vindo a ser conquistado, um século e meio após a morte de Dario, pelo rei macedônio Alexandre, o Grande.
A capital dos Aquemênidas foi a cidade de Persépolis. Xerxes, filho de Dario, foi sucedido por sete outros reis, sendo o último deles o Imperador Dario III, que foi vencido por Alexandre.
A história do reinado de Dario ficou relatada na inscrição de Behistun, no atual Irã.


Principe da Pérsia



Príncipe da Pérsia na Bíblia: Depois do capítulo 6 de Daniel, a única menção adicional de Dario é com respeito a um acontecimento no seu “primeiro ano” de governo. Foi durante aquele ano que Daniel ‘compreendeu’ o limite de 70 anos da desolação deJudá, e recebeu a revelação a respeito das 70 semanas proféticas e da vinda do Messias. (Da 9:1, 2, 24-27) O anjo que trouxe a Daniel a visão que retratava os empenhos do “rei do norte” e do “rei do sul”, revelou também que ele já havia anteriormente atuado como fortalecedor angélico e baluarte durante o primeiro ano de Dario, o medo. (Da 11:1, 6) Os comentadores, em geral, entendem que o anjo prestou este serviço a Dario, mas parece mais provável que tal auxílio tenha sido dado a Miguel, mencionado no versículo precedente (Da 10:21) como tendo lutado ao lado deste específico mensageiro angélico. De modo que havia cooperação e colaboração angélica na luta contra o demoníaco ‘príncipe da Pérsia’, que se esforçara a frustrar o cumprimento dos proposito de jeová

Dario II da Pérsia

Dario II manteve com o Egito os mesmos tratados feitos por seu antecessor. Ao mesmo tempo demonstrava favorecer a comunidade judaica de Elefantina, o que desagradava em muito aos egípcios; estes que se revoltaram, liderados por Amirteus, um príncipe saíta, que durante seis anos lutou pela independência de seu país.

Dario III da Pérsia

Seu antecessor foi Arses (Artaxerxes IV), que morreu assassinado  e era seu primo.

Biografia

Dario foi deposto pelo seu sátrapa Bessus e assassinado por ordem deste em julho de 330 a.C., a fim de tornar mais lenta a perseguição de Alexandre. Alexandre ofereceu a Dario um funeral magnífico na necrópole real de Pasárgada e se casou com a filha dele, Statira, em Opis em 324 a.C..

Nenhum comentário:

Postar um comentário