sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Páris


Páris

Na mitologia gregaPáris era um dos mais novos filhos do rei Príamo de Troia. Ele ainda estava saindo da adolescência quando foi escolhido pelas deusas HeraAtena e Afrodite para eleger qual delas seria a mais bela. Cada deusa, buscando suborná-lo para ser eleita, prometeu-lhe riquezas e vitórias, mas somente Afrodite lhe garantiu que se casaria com a mulher mais bela do mundo se ele a escolhesse: a rainha Helena deEsparta. Então, Páris não hesitou e elegeu Afrodite como a mais bela das três despertando a ira de Atena e de Hera que enviaram seus exércitosgregos para destruí-lo e a Troia.
Páris e Enone, de Agostino Carracciséculo XVI
Páris, com ajuda do deus Apolo, derrotou Aquiles que foi o mais forte e potente guerreiro grego daquela guerra, atingindo-lhe uma flecha no calcanhar, único ponto em que poderia matá-lo (vingando-se, assim, da morte deHeitor). Conhecido por ser um príncipe que valorizava e apreciava as mulheres, Páris acreditava que os únicos prazeres a que deveria dar algum valor eram os da carne. Entretanto, somente após uma visão atribuída a Apolo, Páris resolve batalhar de forma decisiva na guerra de Troia. Com Helena, teve quatro filhos: Agano, Bunico, Ideu e Helena.

O POMO DA DISCÓRDIA

Peleu, rei de Iolcos, ficou viúvo e resolveu se casar com a Nereida Tétis. 
Foi um dos casamentos mais importantes da antiguidade.  Até os deuses vieram assistir à cerimonia, e trouxeram os mais lindos presentes. 
Peleu havia mandado convite para todas as divindades, maiores ou menores, exceto uma:  Éris, a Discórdia.
Estavam no melhor da festa, quando a terrível Éris surgiu.  Chegou e colocou sobre um apedra, um pomo (fruto) de ouro, com esta inscrição:
- À mais bela!
Aquilo era uma provocação às três grandes deusas ali presentes:  Hera, Atena e Afrodite. 
Atena - Hera - Afrodite
Atena - Hera - Afrodite
A qual fazer-se a entrega do pomo?  Como decidir qual das três a mais bela?
Zeus se recusou a julgar um concurso de beleza entre sua esposa e duas de suas filhas.
Tornou-se necessário um outro juiz. 
O julgamento de Páris - Rubens
O julgamento de Páris - Rubens
Hérmes convidou para juiz, o jovem Páris, que ainda era um pastor em Ida. 
Cada uma das deusas prometeu a Páris uma grande recompensa, se fosse a escolhida.
Hera lhe ofereceu poder, Atena lhe ofereceu glória militar e sabedoria, e Afrodite lhe ofereceu como esposa, a mais bela mulher do mundo.
O julgamento de Páris - Rubens
O julgamento de Páris - Rubens
Páris olhou para as três divindades e entregou o pomo à Afrodite, a deusa da beleza.
Hera e Atena roeram-se por dentro, de inveja, e para se vingar do julgamento daquele juiz de Tróia, provocaram a guerra entre os gregos e os troianos, da qual Tróia saiu destruída.
O julgamento de Páris - Salvador Dali
O julgamento de Páris - Salvador Dali

Nenhum comentário:

Postar um comentário