quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Titanomaquia

 Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os Titãs, liderados por Cronos, e os Deuses Olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo. Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos.

Tudo começa quando Urano deseja casar-se com Gaia, a Terra. Com isso nascem 12 filhos, 6 mulheres e 6 homens - chamados de Titãs. Urano temia que algum de seus filhos tentasse roubar seu trono, então cada vez que seus filhos nasciam, Urano os colocava novamente no útero de Gaia. Ela persuadiu seus filhos a se revoltarem contra o pai. O líder foi Cronos, que, no momento em que Urano estava copulando, foi libertado e utlizou uma foice para cortar as genitálias do pai. O sangue de Urano ao cair na Terra gerou os mares, as montanhas e as florestas. Cronos então liberta seus irmãos.

Cronos casa-se com sua irmã Titã Réia. Antes de morrer, Urano profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos. Com isso, Cronos exige que seus filhos sejam entregues um a um para que ele os devore. A mãe entrega todos menos o último, Zeus. Em outras versões Réia também salva Poseidon (substituindo-o por um potro) e Hera (entregando-a aos cuidados das Horas e de Oceano e Tétis).

A mãe entrega Zeus às ninfas (seres elementares) ou, em outras versões, aos centauros. Já adulto, Zeus se disfarça e dá a seu pai uma poção (que havia recebido de sua primeira esposa a titanida Métis) que o faz vomitar seus irmãos já adultos.


A batalha

Zeus, apoiado pelos irmãos libertos, inicia a Titanomaquia. Nessa luta quase interminável, que durou 10 anos, os deuses posicionaram-se no monte Olimpo e os titãs adversários, convocados por Cronos, no monte Ótris. Tiveram, ainda, a ajuda dos titãs hecatônquiros, que forneceram a Zeus suas armas.
Hesíodo descreve assim a luta: "Parecia, ouvindo e vendo tão grande bulha e luz, que a terra e o céu se confundiam, pois era enorme o tumulto da terra esmagada e do céu a se precipitar sobre ela, tal o barulho da luta dos deuses. Ao mesmo tempo, os ventos, sacudindo-se, erguiam o pó, o trovão, o relâmpago, e o raio ardente, armas do grande Zeus, e levavam o brado e os clamores ao seio dos combatentes; e no incessante fragor da espantosa luta, todos mostravam a força dos seus braços."
Vitoriosos os "olímpicos" banem os Titãs para o Tártaro, junto com Erebus.
Os titãs OceanusTétisMnemosinePrometeus e Têmis não participaram da titanomaquia e mais tarde foram incorporados ao panteão grego.
Oceanus ficou como rei dos rios que circunveavam o mundo (ou seja, o mar). Prometeu mais tarde criou o primeiro ser humano a partir do barro e depois foi acorrentado no monteCáucaso por ter roubado o fogo do Olimpo para dar aos homens, mas foi libertado por Héracles (ou Hércules) em um de seus doze trabalhos. E Métis tornou-se a primeira esposa de Zeus, que foi engolida por ele, pois Gaia fez uma profecia de que a filha de Métis, (Atena), também destronaria Zeus, motivo pelo qual Zeus engoliu a titânida.

Titanomachy



"A guerra entre os Titãs e os Olimpianos forjou a paisagem do mundo mortal.Foi uma guerra que já sabíamos os Titãs devem ganhar. Se perdêssemos,seria o fim da era de ouro do Estado Titan. Paz e prosperidade para ahumanidade não seria mais ". - Atlas





2 comentários: