quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Idade de Ouro



Século de Péricles

 Designa-se como século de Péricles ou Idade de Ouro de Atenas o período histórico compreendido entre o cerco de Samos por parte dos atenienses, em 439 a.C., e a derrota dos gregos na Batalha de Queroneia, frente o exército macedónio de Filipe II, em 338 a.C..

Péricles foi um estratego, político e orador ateniense que soube rodear-se das personalidades mais destacadas da época, homens que sobressaíam na políticafilosofiaarquitecturaesculturahistórialiteratura e estratégia. Fomentou as artes e as letras e deu a Atenas um esplendor que não se voltaria a repetir ao longo da História. Realizou também grandes obras públicas e melhorou a qualidade de vida dos cidadãos. Por isso é que importante figura legou o seu nome ao "século de ouro ateniense", o apogeu da Grécia Antiga.

Era dourada

Algumas obras pastoris de ficção retratam a vida em uma imaginária Arcádia como sendo a continuação da vida na "idade dourada"; os pastores de tal terra não se permitiam ser corrompidos pela civilização.

História

Tanto na Europa como também no Oriente Médio, a idéia de uma "era dourada" faz parte de uma interpretação mítica da história, que divide a história em várias idades conseqüentes (ou, predominantemente no Oriente Médio) em impérios ou épocas históricas). A "era dourada" (na Índia a Krita Yuga) é distinguida por ter sido a primeira e a melhor era, seguida pela era de prata e assim por diante. A última e a pior era é a Kali Yuga, na qual a decadência da civilização atinge seu nadir. Esta percepção da história é então diretamente oposta ao atualparadigma linear, que não reconhece nenhum movimento cíclico. A teoria das eras históricas é geralmente vista como uma expressão mítica de uma filosofia da história marcada pelopessimismo cultural, ou simplesmente a crença de culturas primitivas. Alguns teóricos modernos, tais como Walter Cruttenden, autor de Lost Star of Myth and Time, acreditam que o ciclo das eras tem uma base indiretamente, de fato, devido ao movimento do sistema solar em torno de outra forma.

Cristianismo

Na tradição cristã, a "era dourada" é identificada com o Éden. Considera-se que voltará durante o reinado de Cristo que nunca terminará.

Outras tradições

No universo ficcional Transformers, uma "era dourada" é um tempo de paz para os habitantes do planeta Cybertron. É caracterizada pela cor da superfície dourada de Cybertron e não pela cor metálica normal.

2 comentários: