quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Endimião


Endimião

Endimião, na mitologia grega, foi um rei de Élis, filho de Étlio, filho de Zeus e Protogênia, filha de Deucalião.
A fundação de Élis, pelos os eólios da Tessália, é atribuída a Endimião[1] ou a seu pai Étlio.
Segundo Pseudo-Apolodoro, sua mãe era Calice filha de Éolo e Enarete.
Pausânias comenta sobre este personagem apresentando a versão mitológica, de que ele teve cinquenta filhas com a deusa Selene, mas indicando como hipótese mais provável uma lista de outras esposas:
  • Asterodia
  • Cromia, filha de Itonus, filho de Anfictião
  • Hyperippe, filha de Arcas
Segundo Pseudo-Apolodoro, ele teve um filho, Etolo, com uma náiade ou com Ifianassa. Segundo Pausânias, todos os autores concordam que ele teve três filhos, PaeonEpeu eEtolo, e uma filha, Eurycyda. Endimião fez seus filhos correrem em Olímpia, e o vencedor, Epeu, foi nomeado seu sucessor.
Segundo Pseudo-Apolodoro, depois que a Lua se apaixonou por Endimião, que era muito belo, Zeus ofereceu a ele escolher o que quisesse; ele escolheu dormir para sempre, para permanecer sempre jovem e imortal.
No século II d.C., havia duas versões sobre a sua morte: segundo os habitantes de Élis, ele estava enterrado na sua cidade, mas segundo os habitantes de Heracleia, próxima deMileto, ele havia se retirado para o monte Latmus, onde havia um tempo em sua honra.

Outra versão

Endimião era um pastor que se apaixonou por Selene e por causa dessa paixão acabou dormindo eternamente. Ele era muito cobiçado por outras Deusas, e era visto como um homem superficial. Diz a lenda, que ele se passava por um pastor para conseguir livrar-se de seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário