quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dejanira e Aqueloo


Dejanira ou Djanira (em gregoΔηϊάνειρα ou Δῃάνειρα — a que vence os heróis), filha de Eneu, rei de Cálidon, na Etólia, foi a terceira esposa de Héracles (ou Hércules). Dejanira havia sido prometida inicialmente ao deus-rio Aqueloo, a quem Hércules derrotou num combate singular, em que Aqueloo se metamorfoseou, sem sucesso, em diversos animais.
Em Cálidon, Djanira teve um filho com Héracles, chamado Hilo.

Anos depois, ao deixar Cálidon com sua esposa, Héracles foi detido no caminho pelo rio Eveno, cujas águas estavam elevadas e revoltas. O centauro Nesso ofereceu-se a transportar ambos para a outra margem. Após a travessia, no entanto, Nesso, ao invés de voltar para pegar Héracles, tentou violar Dejanira. Héracles, furioso, feriu-o com uma de suas flechas envenenadas pelo sangue da Hidra de Lerna. Antes de morrer, Nesso, para vingar-se, dá a Dejanira sua túnica ensanguentada, dizendo que ela era um talismã capaz de trazer de volta os maridos infiéis. Mais tarde, enciumada pelo fato de Héracles ter se apaixonado por Íole, Dejanira oferece a ele a túnica envenenada, causando-lhe dores tão terríveis que acabam por levá-lo a se matar. Dejanira, arrependida e em desespero, termina também por suicidar-se 

Nesso

De acordo com a mitologia gregaNesso foi um centauro, filho de Ixion e Nefele, a Nuvem. Certa vez tentou violentar, Dejanira, mulher de Héraclespara se vingar do herói por lhe ter ofendido uma vez. O herói o matou a flechadas. Antes de morrer, o centauro maliciosamente disse a Dejanira que seu sangue seria capaz de fazer Héracles amá-la para sempre. Quando o interesse deste pela esposa passou a diminuir, Dejanira, sem ciência de que o sangue era na verdade um poderoso veneno, o aplicou em uma veste do marido. Héracles a vestiu e imediatamente passou a sentir os efeitos do veneno queimando sua carne. Este evento acabou por resultar na morte terrena do herói grego.

Aqueloo

 Na mitologia gregaAqueloo era um deus-rio, filho de Oceano e de Tétis. O rio Aqueloo formava a fronteira entre a Acarnânia e a Etólia.
Teve dois filhos, Hippodamas e Orestes, com Perimede, filha de Éolo e Enarate.
Ele é considerado o pai das sirenes, mas há várias versões sobre a mãe. Em uma delas, ela é a musa Melpômene, e as sirenes sãoPisinoeAglaope e Thelxiepia. Em outra versão, a mãe das sirenes é Estérope, filha de Porthaon e Euryte, filha de Hippodamas.
Dejanira, filha de Eneu, princesa do reino de Calidão, havia-lhe sido prometida, mas Héracles desafiou-o para um combate singular pela mão da princesa após retornar do reino dos mortos . Aqueloo tinha o dom de se metamorfosear, e transformou-se em diversos animais durante o combate com Héracles, mas foi derrotado[5][6]. Durante a luta, quando Aqueloo se transformou em um touro, Héracles quebrou o seu chifre; Aquelou recuperou o chifre entregando a Héracles o chifre de Amalteia, que tinha o poder de produzir comida ou bebida em abundância.
O rio purificou o matricida Alcmeão, filho de Anfiarau, e deu-lhe sua filha Calírroe como esposa.
e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário