quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A caixa de Pandora


Epimeteu era irmão de Prometeu. Este, por temer o castigo de Zeus, decidiu alertar o seu desavisado irmão:
- Epimeteu, tome cuidado com os presentes que receber de Zeus, disse Prometeu.
- Já há algum tempo que ele anda furioso comigo, porque ousei roubar o fogo dos céus para levá-lo aos homens.
Epimeteu escutou com atenção as palavras do irmão e logo as esqueceu com o mesmo empenho.
Enquanto isso, no Olimpo, Zeus já havia ordenado a Hefesto que criasse uma nova criatura, uma parelha para o homem.
Fechando-se em sua fuliginosa oficina com a deusa Atena, os dois entregaram-se à interessante tarefa. Decorrido algum tempo, a obra estava pronta.
Nunca nada de mais perfeito saiu de suas talentosas mãos, excelente Hefesto!,disse Atena, entusiasmada.
- Graças a você, cara amiga, que me auxiliou com seus proveitosos conselhos!,disse Hefesto, devolvendo o elogio.
PandoraIILefebvreDiante dos dois estava uma linda mulher, quase tão bela quanto a mais bela das deusas. Seus olhos eram azuis como o mais límpido céu e de sua boca vermelha e úmida partia um hálito fresco e perfumado. Sua pele era macia como o mais macio dos veludos e recobrindo-a por inteiro havia ainda uma delicada penugem, que lembrava em tudo a maciez da casca do pêssego. Seus membros, por sua vez, eram delicadamente proporcionados, tendo sido exilada deles à força, em proveito da graça. À frente do peito da encantadora criatura, Atena colocara dois pomos que tinham o prodígio de serem, ao toque, ao mesmo tempo macios e firmes, coroando-os ainda, num requinte de perfeição, com duas delicadas protuberâncias, que lembravam duas pequenas cerejas.  Suas curvas eram perfeitas.
De cada flanco do corpo desciam duas linhas curvas voltadas para dentro, expandindo-se somente à altura da cintura para dar lugar a um estonteante panorama, tendo ao centro um triângulo hermético, que guardava dentro de si todos os segredos da vida e de sua procriação.                  
- bela metáfora!!!!!!!! – grifo da autora do blog
Vamos, levemos já nossa invenção a Zeus, para que ele nos dê logo a sua aprovação!, disse Atena, tão confiante que já dava por certa a aprovação de seu exigente pai.
E não foi de outra maneira.
Tão logo o deus dos deuses pôs os seus olhos sobre a nova criatura, eles encheram-se de um brilho intenso.
Hefesto e Atena, vocês excederam-se em tudo o que se refere à beleza!, disse Zeus, aplaudindo com entusiasmo a obra que tinha diante de si.
A batizamos de Pandora, meu pai, disse Atena.
- O que acha deste nome?
Pandora, Pandora, repetiu Zeus, deliciado.
Tem um som volátil, alado… Magnífico!
Antes, porém, de dispensar a criatura, chamou-a a um canto.
Venha cá, Pandora, tenho um presente para você. Quero que leve isto aos mortais como sinal de meu apreço por eles, disse Zeus, entregando-lhe uma caixa dourada, ricamente trabalhada com arabescos e filigramas de prata.
Pandora arregalou os olhos ao ver diante de si aquele presente tão magnífico. Sem poder conter-se, quis logo abrir a maravilhosa caixa, mas foi impedida pelo autor do presente.
- Não, minha filha, não faça isto! É para ser mantida sempre assim, hermeticamente fechada.  Não é para ser aberta em ocasião alguma, compreendeu?
Sim, sim, compreendi!, disse Pandora, semicerrando os seus soberbos olhos anis.
Por Zeus, acho que esqueci de um pequeno detalhe…!, pensou Atena, consigo mesma, ao analisar melhor a criatura.
Hefesto, no entanto, permanecia satisfeitíssimo com a sua invenção.
pandora
Pode ir minha menina, vá em paz, disse Zeus, despedindo-se dela.
No mesmo dia, Pandora e o presente, chegaram às mãos de Epimeteu, que não sabia qual deles admirar mais. Mas em breve fez logo a sua escolha: nada podia ser mais admirável do que aquela encantadora criatura que se chamava Pandora. Entusiasmado, Epimeteu decidiu instalá-la em seu quarto. Depois que ele havia se retirado, Pandora pegou sua caixa dourada e prateada e pôs-se a examiná-la detidamente, virando-a de todos os lados. Seus olhos azuis refletiam todo o brilho do magnífico receptáculo.
O que haverá aí dentro?, disse baixinho, refrescando o ar com seu hálito balsâmico.
Pandora - Waterhouse
Pandora - Waterhouse
Por várias vezes a encantadora Pandora hesitou se abria ou não a fantástica caixa. Mas, depois, depositando o precioso objeto ao lado do travesseiro, adormeceu profundamente.
Sonhou então que de dentro da caixa saíam, como por mágica, cavalos alados da cor do mar e aves luminosas de diversos tons esmeraldinos. Dos bicos prateados das gigantescas aves originava-se uma canção de magnífica beleza, que a enterneceu até o âmago mais profundo da alma. Homens e mulheres abraçavam-se, em pleno ar, ao som desta canção embriagadora, misturando-se àquelas criaturas de tal modo, que pareciam ter asas como elas.
Despertando com aquele sonho maravilhoso, Pandora estendeu a mão para o seu presente. Não podendo mais conter o seu desejo, ergueu a tampa numa volúpia de curiosidade que lhe pôs na espinha um arrepio gelado.
Nem bem ergueu um pouquinho a tampa, Pandora sentiu-a ser arrebatada das mãos, caindo ao chão, longe da cama. Assustada, ainda assim manteve o objeto preso entre as mãos.
Pandora viu escapar de dentro da caixa algo a princípio sem forma. Parecia que todos os ventos do mundo escapavam desordenadamente dali, na pressa da fuga.
Imediatamente um deles tomou a forma de uma caveira volátil, parecendo toda feita de cristal e de vento.  Tomando uma dimensão assustadora, a caveira aproximou seu rosto brilhante do rosto da pobre moça, que tremia de medo. Podia sentir na face o bafo mortalmente gelado que passava por entre os dentes de gelo, completamente arreganhados, da horrenda caveira.  Por alguns instantes aquela face terrível a mirou com suas órbitas vazias, estudando-a sempre com seu sorriso de vidro. Depois seus maxilares bateram repetidas vezes, um de encontro ao outro, parecendo inevitável que se fariam em pedaços diante de seus olhos atônitos. Algo parecido a uma gargalhada escapava por entre os rápidos intervalos das batidas dos maxilares, que ela não sabia precisar se era uma gargalhada de escárnio ou um lamento de dor. Pandora estava prestes a desmaiar,quando a caveira foi se tornando gasosa outra vez, transformando-se num grande e gelado vapor que fugiu pela janela do quarto, perdendo-se no mundo.pandora3
Depois surgiram vários rostos deformados, cobertos de pústulas, que se erguiam da caixa como se fossem o retrato horrendo da doença. Depois de assoprarem sobre seu rosto o bafo doentio das febres, arremessaram-se também pela janela atrás da primeira criatura, finalmente libertas.
Dentre as tantas criaturas que escaparam da caixa, Pandora teve o desgosto de ver personificados todos os vícios que viriam a acometer no futuro a alma humana.
inveja lhe apareceu, assim, sob a forma de uma mulher velha, cujos cabelos finos e prateados como teias teciam freneticamente com as patas negras mais e mais fios, de tal forma que uma nuvem esfiapada cobria a cabeça inteira da velha hedionda. Seus olhos amarelos, raiados de sangue, fuzilavam aquele belo rosto que, sabia, jamais teria igual. Da boca escapou uma baba verde, que lhe escorria pelo queixo em cordas pendentes. Com elas a velha teceu uma corda musgosa e nojenta, com a qual envolveu o pescoço de Pandora, decidida a estrangulá-la. Algo, porém, a impediu de completar seu ato. Dando um grande uivo de raiva, ela recuou pra trás. Depois ergueu a mão ossuda no ar e, franzindo os dedos como quem agarra algo, sacudiu-a em direção ao seu alvo, Pandora. Depois, arremessou-se subitamente pela janela, dando um silvo agudo e penetrante.
Gula, sob a forma rotunda de uma mulher imensamente nua, escapou-se também da caixa. Suas banhas e graxas sacudiam, caindo umas por cima das outras, em grossas camadas. De toda ela escorria um suor pegajoso, como se suasse azeite por todos os poros. Suas bochechas pareciam prestes a explodir, e de seus olhos escorria uma graxa amarela e malcheirosa, que ela lambia com furor, assim que lhe chegava aos lábios inchados.
Pandora, embora aterrorizada, não conseguia fechar a maldita caixa, involuntariamente fascinada com o que assistia, sem saber como pudera desencadear tantas desgraças.
Lançando-se de joelhos ao chão, encontrou finalmente a tampa caída a um canto.
Enquanto rastejava para alcançá-la sentia rodopiar acima de si uma legião de demônios – a Avareza, a Arrogância, a Crueldade, o Egoísmo, todos os vícios e defeitos humanos dançavam um aciranda infernal sobre a sua cabeça, até que, arremessando-se à caixa, conseguiu finalmente fechá-la.
Mas o mal já estava feito. Percebendo que nada ficara lá dentro, olhou ainda uma vez para o fundo da caixa fatídica. Um rosto maravilhosamente belo e eternamente jovem, no entanto observava dali.
Quem é você?, disse Pandora, ainda temerosa.

- Eu sou a Esperança, disse, simplesmente, o belo rosto.

Pandora




Pandora (Πανδώρα, "Todos os dons ")foi a primeira mulher a existir.Ela, e, portanto, o sexo feminino, foicriado como uma punição para o roubo de Prometeude fogo - Hefestomoldou-a do chão, ecada Deus concedeudons sedutor sobreela. Ela e seu marido, Epimeteu foram confiadas com a Caixa de Pandora pelos deuses, seja para guarda ou um desejo de punir a humanidade. A Caixa foidito para conter todos os males do mundo, e apesar das instruções para nãoabrir a curiosidade de Pandora traiu. Na tentativa de espiar para dentro, todasas energias mal dentro foram liberados, deixando para trás somente esperança, que decidiram ficar dentro da caixa de permanecer com a humanidade. Assim, apesar de ter intenções inocentes, Pandora foi responsabilizado por todas as desgraças da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário