Coribantes são os Sacerdotes de Réia, peritos na arte de trabalhar em metais.
Receberam honras divinas, por haverem contribuído para a salvação de Zeus, quando ameaçado pela voracidade paterna, e para educá-lo. Nos seus êxtases sagrados, executavam danças, ao som da flauta e dos címbalos. Os coribantes possuídos pela febre da dança não realizam suas que evoluções no espaço, segundo uma clara consciência, os poetas líricos também engendram as mais belas poesias apenas quando a potência da harmonia e do ritmo 'baixa' sobre eles.
Os Coribantes, são divindades misteriosas, assim como os Curetes e os Cabiros, Também estavam presentes no ciclo de Zeus infante; e compõe os mistérios da Somatotrácia. Alguns autores citam sua paternidade a Apolo e uma das Musas. Mas a corrente mais Coerente, é de serem prole de Helios com uma musa pré-olimpica Texínoe
Obs; Musas anteriores a Zeus:
Filhas de Urano e Gaia; ou Crono e Harmonia (filha de Nyx); são elas :
- Mélete (praticar)
- Mnemés (lembrar)
- Aiodê (cantar).
- Texíno(tocar)
- Aede (dançar)
- Arque (gloriar)
Mencionados em A Situação Humana de Aldous Huxley
ResponderExcluirSalve,Murilo! Também sou de Hogwarts,Corvinal,gostei muito do blog,os deuses te protejam sempre,amigo!Quanto mais conhecermos sobre deuses e deusas,melhor,o deus único judaico-cristão-muçulmano não está com nada...Abraços.
ResponderExcluir