Dejanira ou Djanira (em grego, Δηϊάνειρα ou Δῃάνειρα — a que vence os heróis), filha de Eneu, rei de Cálidon, na Etólia, foi a terceira esposa de Héracles (ou Hércules). Dejanira havia sido prometida inicialmente ao deus-rio Aqueloo, a quem Hércules derrotou num combate singular, em que Aqueloo se metamorfoseou, sem sucesso, em diversos animais.
Em Cálidon, Djanira teve um filho com Héracles, chamado Hilo.
Nesso
De acordo com a mitologia grega, Nesso foi um centauro, filho de Ixion e Nefele, a Nuvem. Certa vez tentou violentar, Dejanira, mulher de Héraclespara se vingar do herói por lhe ter ofendido uma vez. O herói o matou a flechadas. Antes de morrer, o centauro maliciosamente disse a Dejanira que seu sangue seria capaz de fazer Héracles amá-la para sempre. Quando o interesse deste pela esposa passou a diminuir, Dejanira, sem ciência de que o sangue era na verdade um poderoso veneno, o aplicou em uma veste do marido. Héracles a vestiu e imediatamente passou a sentir os efeitos do veneno queimando sua carne. Este evento acabou por resultar na morte terrena do herói grego.
Aqueloo
Na mitologia grega, Aqueloo era um deus-rio, filho de Oceano e de Tétis. O rio Aqueloo formava a fronteira entre a Acarnânia e a Etólia.
Teve dois filhos, Hippodamas e Orestes, com Perimede, filha de Éolo e Enarate.
Ele é considerado o pai das sirenes, mas há várias versões sobre a mãe. Em uma delas, ela é a musa Melpômene, e as sirenes sãoPisinoe, Aglaope e Thelxiepia. Em outra versão, a mãe das sirenes é Estérope, filha de Porthaon e Euryte, filha de Hippodamas.
Dejanira, filha de Eneu, princesa do reino de Calidão, havia-lhe sido prometida, mas Héracles desafiou-o para um combate singular pela mão da princesa após retornar do reino dos mortos . Aqueloo tinha o dom de se metamorfosear, e transformou-se em diversos animais durante o combate com Héracles, mas foi derrotado[5][6]. Durante a luta, quando Aqueloo se transformou em um touro, Héracles quebrou o seu chifre; Aquelou recuperou o chifre entregando a Héracles o chifre de Amalteia, que tinha o poder de produzir comida ou bebida em abundância.
O rio purificou o matricida Alcmeão, filho de Anfiarau, e deu-lhe sua filha Calírroe como esposa.
e.
Nenhum comentário:
Postar um comentário